As HQs mais vendidas no BLOG se divertindo com informação, Fantasma mais de 150 milhões de vendas de HQs

Fantasma


Nos Estados Unidos, uma grande variedade de editoras publicou o Fantasma ao longo dos anos. Durante a década de 1940, a David McKay Publications reimprimiu as tiras na revista Ace Comics. Na década de 1950, a Harvey Comics publicou-o.

Em 1962, a Gold Key assumiu o comando, seguida pelo King Comics (selo da própria King Features) em 1966 e Charlton Comics em 1969. Isso durou até 1977, com um total de 73 edições publicadas. Alguns dos principais artistas que trabalharam com personagem nessa época foram Bill Lignante, Don Newton, Jim Aparo e Pat Boyette.

A DC Comics publicou uma revista do personagem de 1988 a 90. Peter David escreveu e Joe Orlando e Dennis Janke desenharam a primeira minissérie (de maio a agosto 1988). Mark Verheiden escreveu e Luke McDonnell desenhou a série seguinte, que teve 13 edições (março de 1989 a março de 1990).

Na DC, o Fantasma combatia temas atuais: racismo, a fome, drogas, dumping, e a pirataria moderna. De acordo com Verheiden, a série terminou por causa de problemas com o licenciamento e baixas vendas. As últimas páginas da edição 13 mostram o Fantasma casando-se com Diana Palmer. Em 1987, a Marvel Comics fez uma minissérie de quatro edições com base na série animada Defenders of the Earth, escrita por Stan Lee (#1) e Michael Higgins (#2-4), e ilustrada por Alex Saviuk e Fred Fredericks.


Houve também a minissérie em três edições de The Phantom: The Ghost Who Walks (fevereiro a abril 1995). Escrita e desenhada por Dave DeVries e Glenn Lumsden, a série mostra o 22º Fantasma a usar um traje de alta tecnologia. No Brasil, essa minissérie foi lançada pela Editora Saber.

A Marvel lançou outra minissérie de quatro partes (maio a agosto 1995), desenhada pelo cocriador do Homem-Aranha, Steve Ditko, baseado na série animada Phantom 2040.

Em 2002, a Moonstone Books publicou várias graphic novels do Fantasma. Publicaram-se cinco livros, escritos por Tom DeFalco, Ben Raab e Ron Goulart. Em 2003, Moonstone publicou uma série de histórias em quadrinhos escrita por Raab, Rafael Nieves e Chuck Dixon, e desenhado por Pat Quinn, Jerry DeCaire, Nick Derington, Rich Burchett e Eric J. Depois de 11 edições Mike Bullock assumiu o roteiro, com desenhos de Gabriel e Carlos Magno Rearte, em 2007, Silvestre Szilagyi tornou-se o artista regular. As histórias de Bullock, muitas vezes apresentam questões da atualidade, com base em conflitos africanos reais. Em um arco da história de 2007, "Invisible Children", o Fantasma luta contra um senhor da guerra fictício chamada "Lo" (vagamente baseado em Joseph Kony).

Em 2006 Moonstone publicou um retcon de origem do Fantasma, Legacy, por Raab e Quinn. Três anos depois, a empresa reintroduziu a série como The Phantom: Ghost Who Walks, começando com a edição 0 (uma releitura de origem do primeiro fantasma). O objetivo era criar um personagem mais sombrio, mais corajosos e mais realista, similar à versão da década de 1930.


Dynamite Entertainment introduziu uma série de histórias em quadrinhos mensal, The Last Phantom, em agosto de 2010. Scott Beatty escreveu a série e o brasileiro Eduardo Ferigato a desenhou, com capas pintadas por Alex Ross.

Em 2013, a editora lançou uma minissérie de crossover em cinco edições chamada King’s Watch (onde, assim como na série animada como em Defenders of the Earth, Fantasma se une com Mandrake e Flash Gordon).

Em 2014 Hermes Imprensa anunciou que iria publicar uma minissérie de quadrinhos, escrita por Peter David e ilustrada por Sal Velluto, ainda em 2014, a Dynamite lançou uma nova série de King’s Watch, com história e arte de Jeff Parker e Evan "Doc" Shaner. Em 2015, publicou outra minissérie como parte da série "King", em comemoração ao centenário do syndicate. Esta série foi escrita por Brian Clevinger e ilustrada por Brent Schoonover.

Para o Free comic Book Day 2015, a Hermes publicou uma revista do Fantasma com a arte por Bill Lignante e amostras da minissérie escrita por Peter David e ilustrada por Sal Velluto.

Em maio de 2016, os heróis da King Features são reunidos novamente em Kings Quest, escrito por Ben Acker e Heath Corson e ilustrado por Dan McDaid.Criado em 1936 por Lee Falk (também pai de Mandrake), o Fantasma tem oito décadas de história e vendas totais estimadas em mais de 150 milhões de HQs em todo o mundo. A primeira aparição do personagem foi em uma tira de jornal diária. As histórias do Fantasma continuam sendo escritas e publicadas até hoje - no Brasil, o personagem tem diversos encadernados lançados pela editora Mythos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário