Os maiores Heróis das HQs - Senhor Destino

Senhor Destino (Doctor Fate, no original; a tradução não literal serve para diferenciar o personagem do vilão da Marvel Comics, Dr. Destino e do héroi da DC Comics, Senhor Destino) é um feiticeiro e super-herói da DC Comics, e um membro da Sociedade da Justiça da América. Ele foi criado por Gardner Fox e Howard Sherman, e sua primeira aparição foi em More Fun Comics #55. O Sr. Destino original foi Kent Nelson, mas outros já utilizaram sua alcunha e poderes.

More Fun Comics #55 (May 1940) introduziu o primeiro Sr.Destino. Depois de um ano sem histórias de fundo, seu alter ego e origens foram mostrados em More Fun Comics #67 (Maio de 1941).

Seus interesses amorosos são variáveis entre Inza Cramer, Inza Sanders, e Inza Carmer, que foi alterado para Inza Cramer na Era de Prata dos Quadrinhos.

Quando acompanhando o pai numa escavação arqueológica no vale de Ur, na Mesopotamia, o garoto Kent Nelson encontrou a tumba de Nabu, um Lorde da Ordem em animação suspensa. A ressurreição de Nabu expeliu gases que mataram o pai de Kent, deixando-o sozinho para ser díscipulo de Nabu. Após alguns anos de treinamento, Nabu o presenteou com um elmo que continha a essência do Lorde da Ordem e encarregou-o de combater o caos como Sr.Destino (Dr. Fate). Algum tempo depois, Kent conheceu Inza Cramer, com quem dividiu aventuras e mais tarde se casou.

Pouco depois de ajudar a fundar a Sociedade da Justiça, Kent descobriu que sua
personalidade estava sendo usurpada pela de Nabu quando usava o elmo. Kent então passou a usar um elmo comum, grandemente reduzindo seus poderes. O elmo de Nabu foi então roubado pelo feiticeiro brztaliano Kulak, e perdido junto com o vilão numa fenda dimensional. Kent eventualmente recuperou o elmo e passou a usa-lo, a despeito da crescente influência de Nabu sobre ele.


Sr. Destino manteve-se ativo mesmo quando a SJA foi dissolvida em 1951. Ele juntou-se novamente quando o grupo foi reativado.

Os poderes de Sr. Destino são místicos por natureza; como um Agente da Ordem, ele tem os mesmos poderes do Lorde da Ordem Nabu que o controla pelo Elmo Dourado podendo evocar qualquer feitiço imaginável em níveis espantosos. Pode, por exemplo, controlar os elementos naturais (Terra, fogo, água, ar), dar vida a objetos, disparar rajadas místicas, abrir portais para outras dimensões, voar, criar um poderoso escudo imperfurável,controlar qualquer outro tipo de matéria etc, etc. Ele também é imortal e não envelhece. Alguém que use o elmo do Sr. Destino deve ter uma certa resistência mística ou perde a racionalidade por algum tempo. De qualquer forma, o usuário é possuído por Nabu. Sem o elmo, ele apenas pode usar telecinésia, detectar magia, bem como ter premonições. Seus níveis de poder variam de escritor para escritor. Por exemplo, em Justice League of America (vol. 1) #148 (Novembro 1977), Abnegazar, Rath e Gast conseguem controlá-lo a fim de que se volte contra seus aliados. Em Swamp Thing (vol. 2) #50 (Julho 1986), porém, Destino mata Abnegazar facilmente com uma única rajada. Na altura de seus poderes, Destino foi capaz de prender num pentagrama Etrigan, Darkseid, Izaya, o Pai Celestial e Órion, e utilizar seus potenciais místicos junto com seu poder a fim de destruir a Entidade Antivida junto com o universo na qual ela estava contida.Destino também foi capaz de selar os poderes de Espectro em ''Dias de Vingança'' e manipular a aura de Eclipso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário