Apocalypse (Doomsday em inglês) é um supervilão fictício pertencente ao universo da DC Comics, que se tornou conhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela morte de Superman na bem-sucedida história A morte de Superman (Superman #75 nos EUA). Ele é fruto de experiências feitas por um cientista alienígena em Krypton, daí seu ódio pelo Superman, pois Krypton foi o local de suas inúmeras mortes e renascimentos.
No planeta Krypton, muito antes do racismo humanoide Kryptoniano dominar, monstros de ferocidade inigualável infestavam o planeta. Era um mundo violento onde apenas a criatura mais forte de todas sobrevivia (na altura, dizia-se que a espécie que dominava era a mais perigosa do universo). Um grupo de cientistas que viviam num domo procuravam criar o ser supremo. Um deles, de nome Bertron, teve a ideia de lançar um bebê de outro mundo para fora do domo. Os monstros imediatamente o mataram. O cientista usou máquinas para recolher os restos de DNA do bebê. Clonando-o, enviou novamente a criança para fora do domo, com resultados iguais. Assim foi ano após ano, década após década.
O cientista recolhia os restos, clonava, e enviava o bebê para ser morto pelos monstros (quando o próprio ar de Krypton, na época tóxico, não se encarregava de fazê-lo). Entretanto, a cada clonagem, o bebê ia evoluindo centenas de anos, criando pele cinza, e saliências ósseas, bem como ausência de órgãos internos. Um dia, ele se tornou poderoso o bastante para exterminar todos os monstros que infestavam Krypton. Como segunda tarefa, ele se voltou contra Bertron e os cientistas do domo, matando a todos. Parece que a criatura mantinha vagas memórias de cada reclonagem, e a agonia das suas mortes eram registradas nos genes levando a que odiasse toda a Vida. Entrementes, uma nave que costumava trazer suprimentos aos cientistas aterrou em Krypton, e a criatura usou-a para escapar de lá, chegando a um planeta chamado Calaton. Por 3 anos, a criatura matou e destruiu tudo o que encontrava no planeta. Quando apenas a capital existia, um grupo de sábios criou uma máquina onde, em sacrifício, a força vital da Família Real seria captada para criar um ser chamado Radiante. O Radiante foi capaz de matar Apocalypse. Os calatonianos fizeram o ritual fúnebre habitual, ou seja, amarraram-no para que o seu espírito não se levantasse na outra vida. Além disso enviaram-no para o espaço astral onde ficaria à deriva caso não tivesse batido em asteroides despenhando-se por fim na Terra, enterrado no subsolo.Após A Morte de Superman
Mas o que não sabiam é que devido a sua origem, a criatura poderia ressuscitar sempre, tornando-se mais poderosa a cada morte. Após anos, ela finalmente despertou e cavou seu caminho em direção a superfície. A onda de destruição causada chamou a atenção da Liga da Justiça. Vários membros foram feridos gravemente. Superman então envolveu-se no confronto, enfrentando e perseguindo a criatura (batizada pela imprensa como Apocalypse) por vários estados norte-americanos. Em Metrópolis, Superman finalmente conseguiu derrotá-lo, mas ao custo de sua vida, sendo que nas HQs seguintes, Superman O Retorno, fica claro que ele não morreu
Novo Krypton
Apocalypse retorna na página final de Superman #681. Ele chega trazendo destruição em Metrópolis depois que os representantes de Krypton se encontram com o Presidente. Apocalypse aparentemente morre depois que Superman, Supergirl e outros kandorianos quebram seu crânio. Seu corpo é mandado para o General Sam Lane, que está envolvido com uma organização governamental que quer impedir uma invasão kryptoniana. Ele coloca Lex Luthor para melhorar o vilão, assim podendo usá-lo como uma arma.
Poderes
Resultado de séculos de aperfeiçoamento genético, sobrevive em qualquer ambiente hostil e possui uma força física quase ilimitada, podendo erguer objetos com milhões de toneladas como continentes, sua invulnerabilidade o protege contra ataques poderosos, como balas, misseis e até bombas nucleares. Em batalha já foi capaz de ignorar o efeito dos raios ômega e quase matou Darkseid, assim como foi o responsável pela morte, ou pela aparente morte do Superman (na verdade Superman não morreu, apenas ficou inconsciente por 6 meses). Possui também regeneração e saliências ósseas que rasgam e trituram qualquer coisa. A criatura pode ressuscitar, tornando-se mais poderosa a cada morte, pois se torna mais resistente ao que a matou antes. A ausência de órgãos internos elimina pontos fracos em sua estrutura. Possui incríveis reflexos e agilidade, tendo atacado Superman desprevenido por várias vezes.
Apocalypse é irracional, tendo em si apenas ódio e destruição, essa soma de poder com falta de racionalidade fazem dele uma das criaturas mais perigosas do Universo.
Em outras mídias
Apocalypse aparece também no desenho animado Liga da Justiça. Neste a origem da criatura não é revelada. Apocalypse aparece do nada aterrissando a Terra com o objetivo de dominar o planeta. Diferente dos quadrinhos (antes de adquirir consciência), é um ser de raciocínio e fala. Porém em batalha com os Lordes da Justiça, é lobotomizado pelo Superman sendo assim preso. Vale ressaltar que, aparentemente, o Superman dos Lordes da Justiça já o tinha enfrentado antes em seu próprio mundo. Em Liga da Justiça Sem Limites, vemos que Apocalyse na verdade foi criado pelos laboratórios Cadmus a partir do DNA do Superman, e que no processo de criação, foi alimentado com ódio pelo Superman, com o objetivo de um dia derrotá-lo. Após se recuperar da lobotomia, Apocalypse luta novamente com o Superman. Superman o derrota e o envia a Zona Fantasma, sob protesto do Batman que compara a atitude do Superman igual a de um Lorde da Justiça.
Superman: Doomsday
Apocalypse aparece no filme animado de 2007 que adapta A Morte do Superman, Superman: Doomsday (no Brasil, A Morte do Superman). Sua origem é simplificada, com registros de Krypton dizendo que ele é um super soldado programado como uma arma de destruição em massa literal ou dispositivo apocalíptico, destruindo tudo e todos à vista "porque deve". Depois de passar em uma cidade matando várias pessoas, Superman o enfrenta em Metrópolis. Apocalypse é finalmente derrotado quando um gravemente ferido Superman voa até o espaço exterior e o traz de volta, batendo-o no chão, e matando-o. A explosão também resulta no ferimento mortal para Superman, que morre em seguida. Ao contrário dos quadrinhos, não há nada que indicio de que Apocalypse retornara dos mortos. Como sua primeira aparição nos quadrinhos, ele não fala e só ruge.
Smallville
Na série de televisão Apocalypse aparece em Smallville como o vilão principal na oitava temporada, sendo interpretado por Sam Witwer como o alter ego humano do personagem e por Dario Delacio em sua forma kryptoniana.
Na série ele tem um alter ego humano chamado Davis Bloome um gentil paramédico público. Sua origem é um pouco diferente de sua versão nas HQs. Zod e Faora (que nos quadrinhos da Era de Prata era a esposa do vilão), queriam ter filhos, mas não podiam, e como eles queriam se vingar de Jor-El matando o filho dele, Kal-El/Clark Kent, eles juntaram seus DNAs junto com os das mais perigosas bestas kryptonianas. A cápsula que trouxe Davis à Terra veio junta com a nave de Clark. Logo depois de Kal-El ter sido achado pelos Kent, Davis foi levado pelos guardas da Luthorcorp, à mando de Lionel Luthor que pensava que Davis era o viajante, o jovem passou um tempo na mansão Luthor sob os cuidados de Lex, que acabara de sair do hospital. Cinco dias depois, quando Lionel soube que Davis não era o viajante, mandou um dos seus capangas abandoná-lo nas ruas de Metrópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário