
- Amor = Ódio,
- Salvar = Matar,
- Bom = Mau,
- Amigo = Inimigo .
É o resultado dessa sua imperfeição que o leva a ser um vilão, visto que em várias ocasiões Bizarro causa problemas por tentar agir como o Super-Homem, mas falha ao agir do modo oposto, graças à sua lógica 'bizarra'.
O Bizarro original foi criado por cientistas loucos, numa tentativa de clonarem o Superboy. Eles haviam inventado um raio duplicador que ao atingir o garoto de aço, dária origem a um outro Superboy que rapidamente torna-se Bizarro. Embora quisessem fazer o bem como o verdadeiro Superboy, Bizarro foi rejeitado pelos cidadãos de Smallville devido a sua aparência, sua única amiga foi uma garota cega.
Superboy no decorrer da história é forçado a matar sua cópia, para isso usando kryptonita azul, uma versão bizarra da verde, que enfraquece Bizarro.
Anos depois, Bizarro foi criado por Lex Luthor, que usou um raio duplicador no Super-Homem adulto, com a intenção de criar uma duplicata capaz de combatê-lo. No entanto, a duplicata mostrou-se defeituosa e não ajudou Luthor, preferindo tentar imitar o Super-Homem. Infelizmente, suas tentativas de se equiparar aos atos heroicos do original eram catastróficos, e ele sequestrou Lois Lane. Isso foi resolvido quando Lois criou uma Lois-Bizarra para Bizarro, usando o raio duplicador.
O casal sentindo-se rejeitados pelo povo da Terra, mudou para o planeta Htrae, o mundo Bizarro, onde eles encontraram uma tecnologia antiga, porém avançada, e a usaram para povoar o planeta com Bizarros. Quase todos em Htrae eram clones defeituosos do Super-Homem (com super-poderes) ou de Lois Lane. Super-Homem visitou o Mundo Bizarro, e foi preso por ser normal. Ele conseguiu ser libertado após um trato: em troca da sua liberdade, ele deixou o planeta em forma de cubo.
O Bizarro Pré-Crise era imune à Kryptonita verde convencional - na verdade, ela aumentava seus poderes - sendo que sua única fraqueza era a Kryptonia azul, uma versão "bizarra" da Kryptonita verde.
As habilidades de Bizarro eram, inicialmente, as mesmas do Super-Homem, mas ele foi atingido por um meteorito que inverteu seus poderes: sopro quente, visão de frio, visão "microscópica" que na verdade aumentava o tamanho das coisas; visão de raio X capaz de enxergar apenas através de chumbo; etc. Superman teve que lidar com esses poderes quando Bizarro disse que iria salvar Lois Lane (o que significaria matar).
Aparência
O Bizarro Pré-Crise tinha uma pele com aparência de pedra, pálida, e um rosto distorcido. Quando Bizarro foi criado, sua roupa era essencialmente idêntica à do Super-Homem, mas ele a mudou depois, usando um S invertido. Houve outras variações, como um cinto danificado. No Mundo Bizarro, ele passou a usar uma placa escrito "Bizarro", para se distinguir dos outros clones.
Bizarro Pós-Crise
Bizarro I
A primeira aparição moderna de Bizarro se deu em The Man of Steel 05 (agosto de 1986).
Após ter conhecido Superman, Lex Luthor tentou fazer com que o Homem de Aço trabalhasse para ele, no entanto não aceitou. Lex resolveu criar o seu próprio Superman. Ele empregou um cientista vindo da China chamado Dr. Teng para clonar o Superman. Com o tempo ele conseguiu amostras do DNA do Homem de Aço e usou para cloná-lo, no entanto ele pensou que Superman era um humano geneticamente modificado (o mundo ainda não sabia que ele era um alienígena). Com isso o clone saiu imperfeito e Lex ordenou que ele fosse destruído, mas o clone escapou da LexCorp.
Alguns dias após a fuga, Bizarro começou a compartilhar as memórias de Superman, contudo seu cérebro não processou tudo da maneira correta, e ainda assim, tentou imitar Superman, indo para Metrópolis iniciar seus atos heroicos. Embora muitas vezes Bizarro tentasse imitá-lo sem dar certo, uma vez conseguiu impedir com que a irmã de Lois, Lucy Lane, cometesse suicídio. Como era cega, ela pensou que Superman a tivesse salvo. Depois Bizarro vai até o Planeta Diário, onde encontra Lois, se apaixona por ela e, enfrenta Superman. Ele a leva até o seu apartamento e, encontra Lucy novamente, o que o deixa calmo, até Superman aparecer de novo e uma nova batalha surgir. Superman percebe que Bizarro era um sofisticado andróide, e não um ser vivo. A batalha se segue até o céu e os dois caem no chão com o impacto, fazendo com que o corpo de Bizarro explodisse. Um resíduo acaba indo para os olhos de Lucy, devolvendo sua visão.
Bizarro II

Diferente do primeiro Bizarro, esse podia falar e era um pouco mais inteligente. Ele também desenvolveu sentimentos por Lois Lane e sequestrou ela, mantendo-a no armazém pondo-a em perigo e depois salvando-a. Quando Lois acidentalmente deixou Bizarro zangado, ela usou a situação a seu favor para escapar enquanto ele destruía ó armazém.
Superman a encontra ele e Bizarro se enfrentam. A criatura escapa indo para Smallville tentando falar com Lana Lang, mas ela corre ao vê-lo. Antes que ele pudesse chegar perto dela, ele é derrotado por Superman e enviado para a LexCorp. Lois convence Superman a resgatá-lo e então os dois vão junto atrás dele, no entanto era tarde demais já que Bizarro estava morrendo e sendo torturado por Happerson. Ele usa seus últimos suspiros para destruir o laboratório com sua visão de calor e morre em seguida... como o herói que ele queria ser.
Bizarro III
Bizarro depois é recriado por Coringa, o maior inimigo do Batman, quando este acaba ficando com os poderes do Mxyzptlk. Com esse poder ele se declarou Imperador e criou sua versão insana do Superman, daí nasceu o terceiro Bizarro.
Na saga Crise Infinita, Bizarro cai em uma armadilha do inimigo do Flash, Professor Zoom. Durante o confronto, Bizarro mata acidentalmente o Bomba-Humana.
Após criminosos liderados por General Zod fugirem em direção a Terra (no arco "O Último Filho), Bizarro sai vagando pelo espaço procurando um lar. Ele consegue criar um planeta em forma de cubo com restos de prédios e de outros materiais da Terra, mas ainda assim ele continua sozinho. Esse novo planeta tem um sol azul que deu uma nova habilidade a Bizarro chamada de "Versão Bizarra". Com esse poder, Bizarro consegue criar outros "Bizarros". Quando isso falha, Bizarro sequestra Jonathan Kent, o pai adotivo de Superman. Superman resgata seu pai e ajuda Bizarro a se tornar o grande herói de seu mundo.
Após os eventos de Novo Krypton, Bizarro visita o túmulo de Jonathan, e à mando de outros kryptonianos, Bizarro juntamente com outros inimigos do Superman são presos na Zona Fantasma.
Smallville
Bizarro aparece na sexta e sétima temporadas da série de grande sucesso Smallville, sendo interpretado por Tom Welling.
Na sexta temporada ele aparece em "Zod", ainda na forma de fantasma. Nesse episódio ele escapa junto com os outros fantasmas da Zona Fantasma quando Clark abre o portal para voltar à Terra e derrotar o General Zod. Ele retorna no último episódio da temporada, "Fantasma", onde Clark e Lex tentam capturá-lo. Durante o episódio John Jones também tenta capturá-lo mas ao tentar enfrentar Bizarro ele sai ferido. Lex consegue capturar Bizarro e o leva para Represa Reeves (para quem não se lembra era onde Lex fazia os experimentos do 33.1). Bizarro destrói o laboratório e vai atrás de Lex para matá-lo. Clark chega e tenta usar o cristal da Casa de El para destruí-lo, entretanto Bizarro o joga contra a parede e quando Clark se vira ele vê Bizarro transformado nele mesmo, e agora Bizarro tem os mesmos poderes que Clark possui. Os dois se enfrentam e Clark golpeia Bizarro fazendo com que este seja jogado para o outro lado da represa. Lionel chega e vê Bizarro caído e pensa que é Clark, o mesmo chega, Bizarro se levanta, Lionel usa a kryptonita mas Bizarro suga a energia contida nela e joga Lionel contra a parede, ferindo-o. Bizarro ataca Clark jogando-o pra fora da represa em direção à floresta, Bizarro vai atrás dele voando.
